Aprenda o que é automação industrial!

A automação industrial pode ser definida como uma série de tecnologias que utilizam sistemas e dispositivos de controle, como robótica e softwares, para automatizar processos e equipamentos industriais, sem a necessidade de intervenção humana.

Ela reduz custos, diminui o tempo de produção, melhora a produtividade, além de eliminar a possibilidade de erro humano.

A automação, de forma resumida, é realizada através de sistemas mecânicos ou computadorizados que controlam as funções ou mecanismos de um processo para automatizá-lo.

Nos últimos anos, o termo automação vem sendo utilizado para se referir a computadores e máquinas que facilitam a troca de informações e acesso a dados, porém, ele também pode ser aplicado em tarefas humanas, quando realizadas de forma contínua e repetitiva.

Leia também

Indústria 4.0

O termo “indústria 4.0” surgiu em 2011 em uma feira na Alemanha. O conceito foi levado a público através de um grande incentivo do governo da Alemanha para mudar a forma como as fábricas costumavam operar.

A iniciativa teve um grande suporte de empresas, universidades, tecnologias e vários centros de pesquisas do país.

A indústria 4.0 tem como base a descentralização do controle dos processos produtivos, fazendo uso de automação e tecnologia para conectar toda a operação. Seu objetivo é aumentar a produtividade das fábricas e reduzir os custos.

Para dizer que uma fábrica é inteligente, é preciso que ela faça uso de uma série de tecnologias a seu favor, como:

O aspecto mais característico desse tipo de indústria é a interconectividade total da operação. Isso quer dizer que os equipamentos se comunicam entre si, garantindo grande velocidade e capacidade na troca de informações entre eles e a central.

Inteligência artificial (IA)

A inteligência artificial talvez seja a tecnologia mais importante da indústria 4.0.

Fazer uso de um sistema que possa tomar decisões é essencial para o conceito de fábrica inteligente, onde equipamentos e máquinas conseguem trabalhar de forma autônoma.

Por isso, a inteligência artificial é tão importante, afinal de contas, através dela, os softwares conseguem operar por conta própria e aprender com a própria operação.

Sistemas cyber-físicos

Por mais bem projetado que seja um software e sua inteligência artificial, se o programa não tiver uma forma de examinar fatores do mundo real, por exemplo, o nível de vibração de uma máquina ou sua temperatura, ele não conseguirá operá-la da maneira correta.

Isso porque, se essas informações não forem consideradas, o programa pode danificar o equipamento. Uma das alternativas mais utilizadas para solucionar esse problema é a utilização de sensores.

Resumidamente, podemos dizer que um sensor é um dispositivo que consegue coletar diversas informações e convertê-las em sinais que serão lidos por softwares.

A integração entre os sensores e o software é chamado de sistema cyber-físico e é ele que permite que equipamentos industriais operem de forma autônoma.

Vale mencionar que ainda é preciso ter um operador, com a função de avaliar se os sensores e o software estão funcionando corretamente.

Banco de dados por nuvem

As operações de uma indústria criam volumes de dados gigantescos que, se analisados corretamente, podem gerar insights sobre diversos pontos onde o negócio pode ser otimizado.

Porém, para armazenar essa quantidade de informação, as empresas precisam investir pesado na compra de servidores e contratar profissionais para administrá-las.

Diante a essa situação, possuir um banco de dados na nuvem é muito mais eficiente e barato.

Com um armazenamento na nuvem, a empresa não necessita fazer um grande investimento em estrutura, nem contratar novos funcionários.

Além disso, o volume de armazenamento pode ser contratado de acordo com a necessidade do negócio.

Outro benefício do armazenamento em nuvem é que as empresas que vendem esses serviços são especializadas no gerenciamento e proteção de dados, garantindo a segurança das informações salvas em seus servidores.

Essa tecnologia também permite que os funcionários autorizados e gestores tenham acesso aos dados da empresa em tempo real, de qualquer lugar com acesso a internet.

O que é automação industrial?

A automação industrial é a melhoria dos processos industriais através do uso de tecnologias para substituir trabalhos manuais por tarefas mecânicas.

Contudo, isso não significa que as máquinas irão roubar o trabalho das pessoas.

O mundo está em constante evolução e, à medida que alguns empregos deixam de existir, outros, alinhados com a necessidade atual do mercado, surgem.

Um dos objetivos da automação industrial é garantir mais autonomia para máquinas e equipamentos, reduzindo trabalhos humanos que são repetitivos e manuais nas operações de uma empresa.

Atualmente, devido aos avanços tecnológicos, a automação é fundamental para indústrias que querem se manter competitivas no mercado.

Podemos dizer que a automação integra 3 áreas distintas:

Para desenvolver e programar um projeto de automação na sua indústria, com redes industriais e sistemas de controle, é preciso ter auxílio de especialistas na área.

O objetivo principal da automação industrial é garantir melhores resultados para as indústrias, através da otimização de processos produtivos e redução de custos.

Além disso, também podemos citar outros objetivos alcançados com a automação industrial, como:

Vantagens da automação industrial

Confira a seguir quais são os principais benefícios da automação e entenda quais são os seus impactos em uma indústria.

Aprenda o que é automação industrial!

Vantagens da automação industrial.

Gêmeo digital ou virtualização de operações

Algo muito interessante da automação industrial é a possibilidade de virtualização de operações, na qual softwares especializados conseguem gerar uma cópia da empresa no ambiente digital.

Vale ressaltar que o gêmeo digital é tão similar à empresa real que os testes, simulações e resultados gerados por ele são muito parecidos com o que seriam apresentados pela fábrica real.

Tal tecnologia possibilita que o projeto de indústrias fique mais eficiente e tem a capacidade de prevenir futuros prejuízos para a empresa, pois erros e possíveis riscos são identificados facilmente ainda nesta fase do processo.

Descentralização de decisões

Por melhor que sejam os gestores, podemos nos deparar com situações complexas em uma indústria, na qual o tempo disponível para estudar as informações disponíveis não é o bastante para tomar boas decisões.

Através de um sistema de automação industrial que combina sensores e inteligência artificial, porém, o software é capaz de monitorar a operação da empresa em tempo real.

Isso permite que, por meio da avaliação dos indicadores, se tomem decisões previamente definidas, como pedir a manutenção de um maquinário automaticamente quando os sensores apontarem que seja necessário.

Dessa forma, os gestores podem focar na parte estratégica do negócio.

Redução de erros

A automação possibilita a integração entre softwares modernos e sensores que possibilitam que o equipamento trabalhe de forma autônoma, de acordo com as orientações previamente programadas.

Os sensores ficam responsáveis por coletar e enviar informações para o software sobre o estado do maquinário em questão, o que embasa a operação do sistema.

Fica sob responsabilidade do funcionário monitorar o software, para assegurar que tudo está funcionando de acordo com os critérios pré-estabelecidos.

Integração de operações

Quanto mais as indústrias e empresas aderem ao conceito de indústria 4.0, mais eficiente a comunicação entre as empresas se torna, porque começa a ser realizada através de sistemas especializados.

Dessa maneira, as negociações se tornam mais baratas e rápidas, pois existe uma integração entre a empresa, clientes e fornecedores.

É o caso em que ao detectar que um certo insumo está em falta no estoque, o sistema da indústria é capaz de entrar em contato com o sistema do fornecedor e comprar os insumos necessários.

Da mesma forma, o sistema da empresa pode se comunicar com os softwares dos clientes, assegurando que o estoque esteja sempre em dia.

A automação industrial pode ser utilizada em todas as áreas industriais que possuam operação produtiva com máquinas acionadas, motores ou redutores.

Para continuar aprendendo sobre automação, recomendamos que assista o vídeo abaixo!

Deixe dúvidas ou sugestões nos comentários abaixo para que possamos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário