Descubra o que é IoT (Internet das coisas)
O termo IoT, ou Internet das Coisas, refere-se à rede coletiva de dispositivos conectados e à tecnologia que facilita a comunicação entre os dispositivos e a nuvem, bem como entre os próprios dispositivos.
Graças ao barateamento dos chips de computador e telecomunicações de alta largura de banda, agora temos bilhões de dispositivos conectados à Internet.
A internet das coisas integra “coisas” cotidianas à internet! Isso significa que dispositivos do dia a dia, como escovas de dentes, aspiradores, carros e máquinas, podem usar sensores para coletar dados e responder de forma inteligente aos usuários.
Leia também
- Funcionamento do Disjuntor Diferencial Residual (DDR)
- Automação Industrial: integrando sistemas elétricos com PLCs
Engenheiros de computação vêm adicionando sensores e processadores a objetos do cotidiano desde a década de 1990. No entanto, o progresso foi inicialmente lento porque os chips eram grandes e volumosos.
À medida que os dispositivos de computação diminuíram de tamanho, esses chips também se tornaram menores, mais rápidos e inteligentes ao longo do tempo.
Todo um setor surgiu com foco em equipar nossas casas, empresas e escritórios com dispositivos IoT. Esses objetos inteligentes podem transmitir dados automaticamente da Internet e para a Internet.
Todos esses “dispositivos de computação invisíveis” e a tecnologia associada a eles são coletivamente chamados de Internet das Coisas.
Como a IoT funciona?
Um típico sistema de IoT funciona por meio da coleta e troca de dados em tempo real. Um sistema IoT tem três componentes, confira a seguir!
Dispositivos inteligentes
Todos os dispositivos que receberam recursos de computação, como uma televisão ou uma câmera de segurança, são considerados dispositivos inteligentes.
Eles coletam dados de seu ambiente, como entradas do usuário ou padrões de uso, e comunicam dados pela Internet.
Aplicação de IoT
Uma aplicação de IoT é um conjunto de serviços e softwares que integra dados recebidos de vários dispositivos de IoT.
Ela utiliza tecnologia de machine learning ou inteligência artificial (IA) para analisar esses dados e tomar decisões informadas.
Essas decisões são comunicadas de volta ao dispositivo de IoT e esse dispositivo responde de forma inteligente às entradas.
Interface gráfica do usuário
O dispositivo de IoT ou a frota de dispositivos podem ser gerenciados por meio de uma interface gráfica do usuário.
Exemplos comuns incluem uma aplicação móvel ou site que pode ser usado para registrar e controlar dispositivos inteligentes.
Aplicações da tecnologia IoT
Separamos a seguir alguns exemplos de sistemas de IoT utilizados hoje em dia.
Carros conectados
Há muitas maneiras pelas quais veículos, como carros, podem ser conectados à Internet.
Por exemplo, por meio de câmeras automotivas inteligentes, sistemas de informações e entretenimento ou, até mesmo, do gateway conectado do veículo.
Esses dispositivos coletam dados do carro, como do acelerador, dos freios, do velocímetro, do hodômetro, das rodas e dos tanques de combustível, para monitorar a performance do condutor e a integridade do veículo.
Os carros conectados têm uma série de usos:
- Monitorar frotas de carros de aluguel para aumentar a eficiência do combustível e reduzir custos
- Ajudar os pais a monitorar o comportamento de condução de seus filhos
- Notificar amigos e familiares automaticamente em caso de acidente do veículo
- Prever e prevenir as necessidades de manutenção do veículo
Residências conectadas
Os dispositivos domésticos inteligentes concentram-se principalmente em melhorar a eficiência e a segurança da casa, além de melhorar as redes domésticas.
Dispositivos como tomadas inteligentes monitoram o uso de eletricidade e termostatos inteligentes oferecem melhor controle de temperatura.
Os sistemas hidropônicos podem usar sensores de IoT para gerenciar a horta, enquanto os detectores de fumaça de IoT podem prevenir incêndios.
Sistemas de segurança doméstica, como fechaduras, câmeras de segurança e detectores de vazamento de água, podem detectar, prevenir ameaças e enviar alertas aos proprietários.
Os dispositivos conectados para a casa podem ser usados para:
- Desativar automaticamente os dispositivos que não estão sendo usados
- Gerenciamento e manutenção de imóveis alugados
- Encontrar itens perdidos, como chaves ou carteiras
- Automatizar tarefas diárias
Cidades inteligentes
As aplicações de IoT tornaram o planejamento urbano e a manutenção de infraestrutura mais eficientes.
Os governos estão usando aplicações de IoT para resolver problemas de infraestrutura, saúde e meio ambiente.
As aplicações de IoT podem ser usadas para:
- Medir a qualidade do ar e os níveis de radiação
- Reduzir contas de energia com sistemas de iluminação inteligentes
- Detectar necessidades de manutenção para infraestruturas críticas
- Aumentar lucros por meio do gerenciamento eficiente de estacionamentos
Edifícios inteligentes
Edifícios como campi universitários e edifícios comerciais usam aplicações de IoT para aumentar a eficiência operacional.
Os dispositivos de IoT podem ser usados em edifícios inteligentes para:
- Reduzir o consumo de energia
- Reduzir custos de manutenção
- Utilizar espaços de trabalho de forma mais eficiente
O que é IoT Industrial?
IoT Industrial (IIoT) refere-se a dispositivos inteligentes usados em manufatura, varejo, saúde e outras empresas para criar eficiência nos negócios.
Dispositivos industriais, de sensores a equipamentos, fornecem aos proprietários de empresas dados detalhados e em tempo real que podem ser usados para melhorar os processos de negócios.
Eles fornecem insights sobre gerenciamento da cadeia de suprimentos, logística, recursos humanos e produção, diminuindo custos e aumentando os fluxos de receita.
Confira a seguir alguns exemplos de sistemas industriais inteligentes.
Manufatura
A IoT empresarial em manufatura usa a manutenção preditiva para reduzir o tempo de inatividade não planejado e tecnologia de dispositivos acessórios para melhorar a segurança do operador.
As aplicações de IoT podem prever a falha da máquina antes que ela aconteça, reduzindo o tempo de inatividade da produção.
Dispositivos em capacetes e pulseiras, bem como câmeras de visão computacional, são usados para alertar os trabalhadores sobre riscos potenciais.
Automóvel
A análise e a robótica orientadas por sensores aumentam a eficiência na manutenção e na fabricação de automóveis.
Por exemplo, sensores industriais são usados para fornecer imagens 3D em tempo real de componentes internos do veículo.
O diagnóstico e a solução de problemas podem ser feitos com muito mais rapidez, enquanto o sistema de IoT solicita peças de reposição automaticamente.
Logística e transporte
Os dispositivos de IoT comerciais e industriais podem ajudar no gerenciamento da cadeia de suprimentos, incluindo gerenciamento do inventário, relacionamento com fornecedores, gerenciamento de frotas e manutenção programada.
As empresas de navegação usam aplicações de IoT industrial para acompanhar os ativos e otimizar o consumo de combustível nas rotas de transporte.
A tecnologia é especialmente útil para o controle rigoroso da temperatura em contêineres refrigerados.
Gerentes de suprimentos fazem previsões informadas por meio de algoritmos inteligentes de roteamento e redirecionamento.
Para descobrir como ter uma casa inteligente e controlar equipamentos por voz, assista o vídeo abaixo!
Caso tenha dúvidas ou alguma sugestão, deixe abaixo nos comentários para que possamos te responder!
Veja também
Cabo de rede: qual o certo para o seu computador?
O que é um projeto luminotécnico?
Aprenda o que é um circuito elétrico!
Partida estrela triângulo: entenda como ela funciona e como usá-la!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.