Eletrodomésticos que mais gastam energia
É sempre bom buscar novos meios de economizar no fim do mês e um dos maiores vilões para os brasileiros é a conta de luz, que está sempre sofrendo diversos reajustes.
Uma das maneiras de diminuir o valor da cobrança é entendendo como alguns aparelhos eletrodomésticos consomem a energia, os que mais usam e como identificá-los.
O primeiro passo é descobrir o consumo de cada um deles através do selo obrigatório do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).
O selo indica a quantidade de eletricidade consumida e ainda exibe indicadores de A a E, representando os níveis de eficiência de consumo.
Leia também
Neste caso, a nota A indicará o aparelho mais eficiente e que consome menos energia, enquanto a nota E será exatamente o oposto.
Através do site ainda é possível ter acesso a informações adicionais sobre o produto, incluindo o consumo kWh por mês, o consumo em modo stand-by (desligado, mas conectado na tomada), entre outras especificações.
É possível consultar o consumo do seu eletrodoméstico pela internet no site do fabricante ou no manual do equipamento!
Eletrodomésticos que mais consomem energia
A lógica por trás do consumo dos eletrodomésticos que mais gastam energia elétrica considera alguns fatores, como a potência do aparelho (medida em watts) e o tempo que ele fica ligado.
O consumo de energia depende de 2 fatores: a potência do equipamento e o total de horas em que ele é usado por dia ou por mês.
Por isso, a geladeira é em geral apontada como uma das maiores fontes de consumo de energia: afinal, ela fica ligada 24 horas por dia.
Para calcular qual o consumo mensal de energia de cada aparelho, é necessário saber quanto tempo cada um fica ligado por dia ou por mês.
A unidade de medida é o kWh, que é como vem descrito o seu consumo na conta de luz.
Para saber qual é o consumo basta multiplicar a potência do aparelho pelo número de horas por dia e número de dias no mês em que o equipamento é ligado.
Em geral, existem alguns eletrodomésticos que consomem mais energia elétrica na sua residência e que podem estar causando um aumento no valor da conta de luz, confira a seguir:
- Fogão e forno elétrico
- Chuveiro e torneira elétrica
- Secadora de roupas
- Máquina de lavar louça
- Forno de micro-ondas
- Ar-condicionado
- Aspirador de pó
- Máquina de lavar roupa
- Ferro de passar roupa
Como economizar energia?
Vale ressaltar que mesmo desligados, a maioria dos aparelhos eletrônicos conectados a tomadas continuam consumindo energia.
Esse consumo pode até mesmo superar o utilizado enquanto ligados. Uma vez que todos os eletrodomésticos estão em stand-by, o valor consumido por eles nesse modo pode representar até mesmo 12% do consumo total de energia da casa.
Portanto, uma maneira de economizar é evitar deixar os aparelhos na tomada enquanto não estão sendo utilizados.
Vale também estudar os produtos antes de comprar, sempre dando prioridade aos eletrodomésticos que possuem a nota A de eficiência energética.
Outra dica é otimizar o consumo, aproveitando de maneira mais inteligente os períodos em que estão ligados, você evita usá-los várias vezes ao dia.
Sempre que possível, avalie a substituição dos aparelhos elétricos pelos a gás. Por exemplo, o fogão por indução gasta muita energia quando comparado ao fogão a gás.
Os aparelhos a gás costumam ser mais eficientes. Além disso, calcular o gasto de gás é mais simples do que fazer o cálculo de gasto elétrico.
Outra forma de economizar energia é automatizando a sua casa e, para entender como fazer isso de forma simples, assista o vídeo abaixo!
Deixe nos comentários abaixo dúvidas ou sugestões e te responderemos com prazer!
Veja também
Entendendo as bobinas: princípios básicos e funcionamento
Aprenda o que é automação industrial!
Diferença entre uma instalação elétrica monofásica, bifásica e trifásica
Entendendo o que é um projeto elétrico residencial
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.