O que é diagrama unifilar elétrico?
O diagrama unifilar, por vezes também chamado de esquema unifilar, é um documento de extrema importância para qualquer imóvel, desde os residenciais até os industriais. Pensando nisso, separamos nesse artigo as principais informações sobre esse diagrama tão utilizado. Então, vamos lá pessoal!
O que é diagrama unifilar?
O diagrama unifilar é um desenho desenvolvido por técnicos e engenheiros eletricistas, que representa graficamente as instalações elétricas de uma obra.
A norma NR-10 estabelece que todas as empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos, com as especificações do sistema de aterramento, dos demais equipamentos e dispositivos de proteção.
Leia também
- Como escolher fusível para proteção de circuitos elétricos?
- Funcionamento do Disjuntor Diferencial Residual (DDR)
Tal qual qualquer norma trabalhista, a NR-10 também conta com fiscalizações, que autuam quaisquer estabelecimentos que não estiverem em conformidade com ela.
Durante a fiscalização, realizada por auditores fiscais do trabalho, que respondem ao Ministério da Economia, é cobrado o diagrama unifilar atualizado.
Caso o estabelecimento conte com carga instalada superior a 75 kW, deve ser mantido um Prontuário de Instalações Elétricas, contendo, além do esquema unifilar, alguns outros documentos, como o laudo do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.
O diagrama unifilar faz parte dos projetos complementares e é criado a partir da necessidade de energia de um ambiente.
É o diagrama elétrico mais usado na obra, pois é utilizado juntamente com a planta baixa arquitetônica.
Esse diagrama ajuda o eletricista a entender onde deve ser feita cada instalação de acordo com a necessidade da obra.
Ela faz parte do projeto complementar elétrico, e mostra em que pontos da obra serão incluídos os elementos relacionados aos circuitos elétricos.
Os principais pontos mostrados no diagrama unifilar, são:
- Localização dos pontos de energia
- Localização dos eletrodutos
- Localização dos quadros de distribuição
- Quantidade e características dos condutores
- Pontos de luz e as tomadas
- Divisão dos circuitos
Quanto ao circuito elétrico, o diagrama unifilar deve indicar para cada carga, ponto de luz, tomada ou aparelho específico, os correspondentes elementos básicos:
- Fonte, ponto de suprimento ou quadro de distribuição
- Circuito parcial a que pertence
- Pontos de comando, interruptores e chaves associados
- Condutores associados
O diagrama unifilar é composto de uma série de importantes documentos relacionados aos tópicos acima. Em seu desenvolvimento, ele precisa contemplar para cada um dos temas citados, as seguintes informações:
- Desenhos técnicos
- Memorial descritivo
- Memória de cálculo
- Especificações técnicas dos materiais empregados
- Especificações técnicas dos serviços necessários
- Quantificação e precificação estimada
Em um projeto elétrico residencial, o diagrama unifilar é a forma mais conhecida de representar um circuito elétrico e os seus componentes, de uma forma simplificada, já que identifica o número de condutores e os seus trajetos num único fio.
Já em projetos maiores, é necessário fazer uma representação gráfica que transmita um maior detalhamento dos circuitos elétricos.
Deve-se manter uma cópia atualizada do diagrama na cabine de alta tensão e nos quadros de distribuição de luz e força, pois ele ajuda a evitar problemas futuros com a instalação elétrica.
Para fazer uma leitura do diagrama unifilar, é necessário conhecer a simbologia definida pela ABNT.
Além disso, para ambientes residenciais, a função dos diagramas unifilares está no fato do documento servir como registro da instalação elétrica conforme ela foi projetada.
Deve ser natural, portanto, que ao programar qualquer mudança nas ligações, como quadro elétrico, pontos de luz e tomada, consulte-se o diagrama unifilar, uma vez que ele permitirá a devida compreensão de como essa modificação interferirá na instalação anteriormente projetada.
Um exemplo recorrente de quando o diagrama unifilar é negligenciado são ocorrências constantes de desarme de disjuntor após a instalação de um novo eletrodoméstico.
Tais fenômenos ocorrem devido ao excesso de carga em determinada ligação, que não foi projetada para isso, ocasionando correntes elevadas que, por sua vez acionam os dispositivos de proteção.
Na imagem abaixo, é possível ver um exemplo de diagrama unifilar simples.
Tipos de diagramas elétricos
Confira abaixo os principais tipos de diagramas elétricos!
Diagrama funcional
Representa parte da instalação elétrica, de forma focada. Apresenta todos os condutores e componentes, além de ter uma representação muito clara. Não demonstra com exatidão a posição exata dos componentes nem medidas de cabos ou o percurso real deles. Geralmente explica o funcionamento, e não o posicionamento dos componentes.
Diagrama multifilar
Nesse caso, a representação dos condutores é mais detalhada. Mostra todos os condutores e componentes. Além disso, esse diagrama representa os componentes da instalação bem como os condutores em sua posição correta. Costuma ser usado apenas em circuitos elementares e a sua utilização é mais recomendada em projetos de edificações.
Diagrama trifilar
Costuma ser mais utilizado para representar comandos elétricos. Representa cada uma das três fases de um sistema elétrico e também as suas respectivas variações. É usado em projetos industriais, que tem na maioria das vezes, circuitos trifásicos.
Para aprender como elaborar um diagrama unifilar para circuitos de tomadas, assista o vídeo abaixo!
Mande uma mensagem com dúvidas ou sugestões nos comentários abaixo e te responderemos!
Veja também
O que são componentes elétricos?
Aprenda o que é automação industrial!
Diferença entre uma instalação elétrica monofásica, bifásica e trifásica
Entendendo o que é um projeto elétrico residencial
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.