O que é eficiência energética?
Entender o que é eficiência energética é importante para identificar oportunidades de otimização de consumo e para reduzir os gastos com a conta de luz. Pensando nisso, separamos um guia completo para te ajudar a compreender esse tema. Então, vamos lá pessoal!
O que é eficiência energética?
Podemos chamar de eficiência energética a relação entre a quantidade de energia consumida por determinado equipamento ou aparelho e a quantidade de energia efetivamente utilizada por ele para realizar a tarefa a que se propõe.
Quando você liga um aparelho elétrico, uma lâmpada, por exemplo, você percebe que rapidamente ela se aquece.
Leia também
- Tipos de disjuntores: conheça as principais categorias!
- A vida e legado de Nikola Tesla: o desenvolvimento da eletricidade
Isso significa que nem toda a energia elétrica fornecida a essa lâmpada foi transformada em luz, pois uma parte foi dissipada e transformada em calor pelo Efeito Joule.
Esse fato pode ser observado em vários outros aparelhos, como no motor elétrico, na televisão e no computador.
No caso da lâmpada, quanto menor a quantidade de energia dissipada, maior a sua eficiência energética, pois isso significa que a maior parte da energia fornecida foi bem aproveitada e houve poucas perdas.
Da mesma forma ocorre com todos os demais aparelhos que precisam de uma fonte de energia para funcionar.
Estimar a eficiência energética tornou-se fundamental atualmente, uma vez que ela nos permite definir se a energia está sendo ou não bem utilizada pelos aparelhos usados no nosso dia a dia.
Além disso, o desenvolvimento da ciência tem permitido a construção de aparelhos que utilizam da melhor forma a energia fornecida a eles.
A eficiência energética é tão importante que é tema inclusive de programas governamentais a nível nacional, por exemplo, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL).
Criado em 1985, esse programa tem como objetivo combater o mal uso da energia elétrica. Entre as soluções apontadas está a substituição de tecnologias já existentes por outras com melhor eficiência, além do menor custo e menor impacto ambiental.
Com o objetivo de estimular a fabricação e a compra de produtos mais eficientes, foi criado, em 1993, o selo PROCEL de economia de energia, que indica ao consumidor, no ato da compra, os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética.
O selo PROCEL é constituído por uma escala de letras que vão de A até G, conforme mostra a imagem abaixo.
Os aparelhos que recebem conceito A são os mais eficientes, enquanto os que recebem conceito G são os menos econômicos.
Sendo assim, o recomendado para reduzir o consumo de energia é comprar sempre aparelhos que recebem o conceito A.
Confira a seguir alguns exemplos de eficiência energética.
Iluminação
Uma lâmpada tipo LED de 7W tem o mesmo nível de iluminação que uma lâmpada incandescente de 60 W. Ou seja, economia de 53 Watts por hora ou quase 90% de economia.
Além disso, a vida útil do LED é 50 vezes maior e o calor que é transferido para o ambiente é menor, portanto, locais climatizados gastarão menos energia para resfriar o ambiente.
Motores elétricos
Em média, um motor de alto rendimento economiza de 20 a 30% de energia em relação a um motor tradicional.
Além disso, uma boa parte dos motores instalados possui potência maior que a necessária, portanto, adequando a potência do motor, haverá mais economia de energia elétrica.
Caldeira e produção de vapor
Muitas indústrias, hospitais e hotéis utilizam de caldeiras a gás ou elétricas para produzir vapor. A cogeração, o reaproveitamento de gases de escape e o uso de placas solares são algumas das opções para a redução de consumo de energia.
Recomendamos que você assista o vídeo para aprender sobre a relação entre economia e eficiência energética.
Caso você tenha ficado com dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários abaixo e te responderemos!
Veja também
Potência e dimensionamento do chuveiro
Partida estrela triângulo: entenda como ela funciona e como usá-la!
DPS no projeto elétrico: proteção contra surtos e queima de aparelhos
Diferença entre uma instalação elétrica monofásica, bifásica e trifásica
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.