Principais normas elétricas utilizadas pelos eletricistas!
Qualquer profissional da elétrica que preste um serviço de projeto, instalação ou manutenção elétrica deve seguir as normas. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, caso aconteça algum acidente elétrico ou caso a instalação apresente problemas devido ao não cumprimento das normas, o profissional responsável pode ser penalizado judicialmente.
Por isso, um bom profissional da área deve buscar estar sempre atualizado sobre as normas de segurança para se manter relevante no mercado.
Leia também
As Normas Regulamentadoras (NRs) são emitidas e regularmente alteradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Sua existência se dá em cumprimento aos requisitos contidos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mais especificamente no capítulo referente à segurança e medicina do trabalho.
Já as Normas Brasileiras (NBRs) são normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
As NBRs não têm seu campo de atuação restrito a assuntos relacionados à segurança e saúde do trabalhador! Elas atuam em diversos campos que permitem a padronização de procedimentos, como qualificação de produtos e regras de escrita.
A seguir, separamos as principais regras que todo eletricista deve saber e seguir!
NBR 5410: instalações elétricas de baixa tensão
A norma que todo eletricista deve conhecer é a ABNT NBR 5410, que foi criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Ela dita todas as regras para que as instalações elétricas em baixa tensão sejam realizadas corretamente e tenham um funcionamento seguro e eficiente.
Todos os materiais de estudo, livros e apostilas de cursos de elétrica devem estar de acordo com a NBR 5410, pois ela é a norma que estabelece os parâmetros que padronizam as instalações elétricas.
Existem outras normas regulamentadoras muito utilizadas criadas pela ABNT além da NBR 5410, como:
- ABNT NBR 14039: trata das instalações elétricas em média tensão, ou seja, entre 1000V e 34,6kV em tensão alternada. Assim como ocorre com a NBR 5410, ela fala dos requisitos que visam garantir a segurança, conforto e qualidade nas instalações, detalhando o projeto, execução, manutenção e verificação
- ABNT NBR 5419: trata do projeto, execução, manutenção e verificação dos sistemas que compõem a proteção contra descargas atmosféricas, também conhecidos popularmente como para-raios
- ABNT NBR 13570: é um complemento da NBR 5410, e fixa requisitos específicos exigíveis das instalações elétricas de baixa tensão, contudo, em locais de grande afluência de público
- ABNT NBR 5418: fixa as condições exigíveis para a seleção e aplicação de equipamentos, projeto e montagem de instalações elétricas em atmosferas explosivas por gás ou vapores inflamáveis
- ABNT NBR 13534: estabelece requisitos para uma segurança elétrica adicional em estabelecimentos assistenciais de saúde
- ABNT NBR 14639: estabelece os princípios gerais e requisitos adicionais necessários para instalações de materiais e equipamentos elétricos, incluindo os de automação e de telecomunicação, utilizados em posto revendedor veicular e ponto de abastecimento interno de combustíveis líquidos
NR-10: segurança em instalações e serviços em eletricidade
A NR-10 é uma norma bastante completa, voltada para a segurança dos trabalhadores na execução de serviços elétricos. Tais como:
- Distribuição de energia elétrica
- Consumo de energia elétrica
- Construção e montagem de projeto elétrico
- Manutenção das instalações elétricas
A Norma Regulamentadora 10 trata especificamente da parte de segurança nas instalações elétricas e ensina também sobre primeiros socorros. Existe um treinamento desta Norma elaborada pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) obrigatório para os eletricistas.
O objetivo da NR 10 é prevenir e garantir que não haja acidentes em nenhuma etapa do trabalho em eletricidade, seja na etapa do projeto, na instalação, nos testes, na operação ou na manutenção das instalações elétricas.
A NR 10 é amparada por leis, tanto da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), quanto do Código de Defesa do Consumidor.
NR-12: segurança no trabalho em máquinas e equipamentos
A NR 12, em suma, exige informações completas sobre todo o ciclo de vida de máquinas e equipamentos, incluindo transporte, instalação, utilização, manutenção e até mesmo sua eliminação ao final da vida útil.
A implantação destas regras é de responsabilidade do empregador, que deve também orientar e capacitar todos os trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente nas atividades para garantir o uso correto de todos os equipamentos.
Norma de instalação das concessionárias
Outra norma que todo profissional deve conhecer é a norma de instalação da concessionária local.
Cada região do Brasil tem características variadas com relação ao sistema elétrico como por exemplo, os estados do país e seus diferentes níveis de tensão elétrica. Por isso, as concessionárias têm normas para a conexão das instalações elétricas à rede elétrica da concessionária, seja a conexão de casas, comércios ou indústrias.
O eletricista é o principal elo de comunicação entre o cliente e a concessionária no que diz respeito à instalação e ao projeto dos padrões de entrada. Por essa razão, é tão importante conhecer a norma de instalação da concessionária local.
Para continuar aprendendo sobre as normas ABNT, recomendamos que assista o vídeo abaixo!
Caso tenha ficado com dúvidas ou sugestões, deixe abaixo nos comentários para que possamos te responder.
Veja também
Aprenda o que é automação industrial!
Diferença entre uma instalação elétrica monofásica, bifásica e trifásica
Entendendo o que é um projeto elétrico residencial
Dimensionamento de circuito elétrico
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.